quinta-feira, 4 de junho de 2009

DE VENTOSA À VILORIA DE RIOJA (9 e 10 de maio)

Hoje saímos ÀS 8:30 COM DESTINO À Viloria, para ficarmos no albergue do Acácio.

Passamos por Najera, pequena cidade ao sopé de um morro cheio de cavernas, algumas delas servem ou serviram de residência. Há um mosteiro muito antigo franciscano de Santa Maria La Real. Estava com muitos ninhos de cegonha que fazem muito barulho alimentando seus filhotes. Na saída pegamos uma subida muito forte e depois conseguimos chegar a Santo Domingo de La Calzada, cidade pequena, havia na ocasião uma procissão, com bailarinos, banda e autoridades , festejavam 900 anos da morte de Santo Domingo de La Calzada. Tiramos muitas fotos. Depois prosseguimos viagem, muito cansados passamos por Grañon e Castildelgado. A Sueli perguntava quando chegaríamos e eu lhe dizia que logo. Ficou muito braba porque nunca chegávamos. Depois de bastante pedalar chegamos a Viloria onde fomos bem recebidos por Orieta (Acácio estava em Santiago). A refeição é faita comunitariamente e nada se paga. O albergue é pequeno, simples e muito acolhedor. Senti-me em casa e mpedi para ficar mais um dia pois estávamos estafados.

No dia seguinte fomos conhecer a vila que tem somente 60 habitantes. Foi aqui que nasceu Sto. Domingo. A Igreja está sendo reformada e a missa foi celebrada no Bar local. O Thiago telefonou para dar parabéns à Su pelo dia das mães.

Orieta preparou para nossa refeição arroz com feijão. Ficamos lisongeados com o afrado. Éla é maravilhosa. Há no entanto pessoas que usam o albergue e se retiram sem fazer sequer um donativo pelo café, jantar e outros agrados mais.

Amanhã seguiremos porBelorado até Villafranca Montes de Oca.

Sei eu, dechamos em Viloria uma amiga maravilhosa que jamais esqueceremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário